Mulheres são representadas na Câmara pelas vereadoras Andreia Lacerda e Drª Letícia Costa
O parlamento de São João de Meriti tem desde a primeira legislatura, em 1947, a presença da representação feminina. Naquele ano, Carmen Bastos fez história ao se eleger como um dos treze representantes da população meritiense.
Os anais registram a passagem de outras representantes pela Casa do Povo. Certamente, outro capítulo de destaque da representação feminina aconteceu em 1971. Naquele ano, a então vereadora Maria Lúcia D'Ávila, tornou-se a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara Municipal de São João de Meriti.
Atualmente, essa representação é exercida pelas vereadoras Andreia Lacerda (UNIÃO) e Drª Letícia Costa (PL).
Eleita em 2020 com 1.808 votos, a vereadora Andreia Lacerda, assumiu o mandato no começo deste ano. Para a parlamentar, historicamente as mulheres têm sido sub-representadas na política em todo o mundo.
“Nós, mulheres, precisamos ter voz e voto para que nossas necessidades e demandas sejam ouvidas e atendidas”, afirmou a vereadora, que ainda destaca a jornada extra que muitas mulheres enfrentam. “No meu caso, tenho que conciliar a vida de mãe de três filhos, esposa, estudante universitária e política”. A vereadora disse ainda esperar que a representação feminina cresça em todo o país em eleições futuras.
Já para a vereadora Drª Letícia Costa, eleita em 2020, com 4.738 - a mulher mais votada da história para ocupar uma cadeira no parlamento municipal - estar na vereança é um privilégio e ser minoria dentre os eleitos, que são homens em sua maioria, é um desafio muito grande.
“É ser exemplo e inspiração para que outras mulheres venham desejar estar nos cargos públicos e mais do que isso, ser representatividade para um grupo que muitas vezes não tem alguém na Câmara Municipal que lute pelas suas pautas”, explicou a parlamentar. Além disso, para ela, “Ser vereadora é ser resistência, é ter coragem e brigar pelo direito da maioria da população”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Amilton Machado Domingues, o Miltinho, as atuações das vereadoras Andreia Lacerda e Drª Letícia Costa merecem elogios.
“São parlamentares atuantes que enobrecem a Câmara com suas presenças e produções legislativas”, afirmou o presidente. “Nesse dia 8 de março, quero abraçar respeitosamente, as vereadoras, nossas servidoras e todas as mulheres de nosso município”, concluiu Miltinho.