Vereador Miltinho toma posse como presidente da Câmara Municipal

por ascom publicado 04/01/2023 19h31, última modificação 04/01/2023 19h31
Vereador Miltinho toma posse como presidente da Câmara Municipal

#PraCegoVer: Vereador Miltinho preside Sessão Solene na Câmara Municipal

 

 

O vereador Amilton Machado Domingues, o Miltinho, tomou posse como o novo presidente da Câmara Municipal de São João de Meriti, na noite desta terça-feira (03). Durante a sessão solene também tomou posse a nova Mesa Diretora do parlamento municipal.

Com o plenário lotado, o evento contou com a presença de representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de parlamentares de outros municípios.

Também participaram da solenidade ex-prefeitos, os deputados estaduais Giovani Ratinho e Valdecy da Saúde, o deputado federal Bebeto e o prefeito João Ferreira Neto.

 

#PraCegoVer: Presidente Miltinho durante solenidade de posse

 

Durante seu pronunciamento, o presidente Miltinho falou do papel do parlamento municipal, elogiou seu antecessor na presidência da casa legislativa e enalteceu a atuação do Prefeito. O presidente Miltinho ainda anunciou uma importante homenagem:

“Conversei aqui e agora com o prefeito e quando retornarmos às sessões ordinárias, iremos votar a mudança do nome da Vila Olímpica, que passará a se chamar Rei Pelé”, explicou o presidente.

Miltinho lembrou ainda, que o atleta falecido no dia 29 de dezembro, inaugurou o espaço nos anos de 1990, quando era o Ministro  Extraordinário dos Esportes, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Mesa Diretora

 

A Mesa Diretora é órgão colegiado e compete a ela a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara Municipal. Tomaram posse os seguintes vereadores:



Rogério de Macedo Fernandes



1º Vice-Presidente



Sebastião Aria da Silva



2º Vice-Presidente



Davi Perini Vermelho



1º Secretário



Eduardo dos Santos Abreu



2º Secretário


Didê


Durante a cerimônia, o vereador Didê anunciou que estava se licenciando do mandato para assumir a presidência do Instituto Rio Metrópole.  A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (03).

No lugar dele, será convocada a primeira suplente, a senhora Andreia Lacerda.  Já a função de primeiro secretário da Mesa Diretora, será ocupada interinamente pelo vereador Moutinho.

 

Leia aqui a íntegra do discurso de posse do presidente Miltinho:

 

"Cidadãos e cidadãs meritienses e público presente;

Inicialmente quero agradecer a Deus, senhor da vida e da história. Que nos concede a oportunidade de estarmos aqui vivenciando esse momento de grande importância para nossa cidade.

Quero em nome da minha esposa, Elza Maia, agradecer a todas as mulheres presentes e em nome dos meus filhos, Vitor e Vinicius, agradecer a presença de todos.

Lembrando também dos meus pais que já se encontram no céu.

Meus cumprimentos a todos os amigos, familiares e convidados de todos os vereadores.

Agradeço aos meus pares, fazendo questão de nominá-los:

Começando aqui pelo mesa diretora, meu 1º vice presidente Rogério Fernandes de Macedo, 1º secretário e meu irmão Davi Perini Vermelho, Didê, 2º vice presidente, nosso professor Sebastião Aria da Silva, carinhosamente conhecido como Tatão e nosso 2º secretário Eduardo dos Santos Abreu, Dudu Padrinho.

Minha gratidão aos meus pares, vereadores:

Allan Cruz, Cleber Salazar, vereadora Letícia Costa, Ernani Aleixo, Giovani Ratinho Jr, Jefferson Martins, João Nunes, João da Padaria, a quem faço questão de lembrar que também foi um grande presidente desta casa, vereador Kbça, Magrão Nobre, Marcos Lilico, Carlos Moutinho, Paulinho Juventude, Renato Pimenta, Rodrigo Pit e vereador Rogério Paes.

Muito obrigado a todos!

Quero dizer que nós vereadores somos o elo direto entre nossas comunidades e a prefeitura, de modo geral que é a nós vereadores que as pessoas recorrem na busca pelo atendimento de suas reivindicações, portanto, se faz de grande importância que o poder executivo acolha o maior número de demandas possíveis desta casa, porque somos os colaboradores direto para uma boa administração municipal.

Assumo esta presidência com a responsabilidade de suceder um dos melhores presidentes que esta casa já teve.

Sou suspeito em falar do vereador Didê, por que é uma pessoa que conheço antes de nos tornarmos vereadores, em 2012.

Dizem que ele tem cara de brabo, mas eu posso afirmar que tem um coração de criança.

Didê, obrigado por ter melhorado toda a nossa estrutura de trabalho, nos dando condições para exercermos, com dignidade, o nosso papel de legislador.

Aprendi na câmara mais do que nunca a conviver e respeitar as divergências de opiniões e ideias. Isso é o que possibilita nos tornarmos pessoas melhores, e entender que você não é o dono do mundo, respeitando sempre quem pensa ao contrário, sabedor de que ele não é seu inimigo, é apenas uma pessoa que nem sempre concorda com você, e muitas das vezes, porém, estar certo nas divergências.

Por isso, esta casa também é chamada de “casa do contrário”.

Teremos muitos desafios, queremos fazer uma gestão ouvindo todas as bancadas, discutindo e propondo ações e ao mesmo tempo indo ao encontro da nossa população, oportunizando que ela possa saber que aqui é a casa do povo. Casa do povo onde regras tem que ser cumpridas. Onde a organização é necessária para que os trabalhos possam fluir corretamente.

Para os críticos de plantão, digo que ainda não é hora de julgar, daqui há dois anos, quando entregarmos este mandato de presidente, é que poderão julgar, mas, por ora, pedimos a compreensão e a ajuda de todos da mesa diretora, dos meus pares e da sociedade, para que possamos fazer uma administração zelando, principalmente, pela transparência.

O desafio está lançado, vamos nos unir ainda mais, na busca de um parlamento melhor. A união independe do posicionamento ideológico de cada um desta casa, basta que estejamos dispostos a caminhar e voar na mesma direção, buscando o fortalecimento e a credibilidade do legislativo.

Afirmo que a câmara municipal, sob nossa presidência, será harmônica entre os poderes constituídos, porém de total independência e que os vereadores terão todo o apoio necessário para realizar suas atividades parlamentares, bem como os funcionários, para que executem suas funções.

Dirijo-me agora ao prefeito desta cidade, nosso querido Dr. João Ferreira Neto, que o povo lhe concedeu o segundo mandato. Afirmo prefeito, que como determina a nossa Constituição, que esse poder será totalmente independente, porém lhe daremos todo o apoio e suporte necessários para que seus atos e ações, após discutidas e analisadas, tenha a celeridade, para que juntos, executivo e legislativo, caminhem lado a lado, o que irá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos meritienses e das meritienses.

Este presidente entende que a sua administração tem sido benéfica e tem trago ganhos substanciais para a nossa população, nas mais diversas áreas da administração pública.

Reitero que pode contar com esse presidente e com todos os pares, para juntos e, principalmente, com responsabilidade, sermos figuras públicas comprometidas em um único propósito.

Legislar e fiscalizar, sempre na intenção e propósito de melhorar cada vez mais as condições de vida do povo da nossa amada cidade de São João de Meriti.

Muito obrigado e que Deus abençoe a todos nós.".

 

Veja aqui as imagens da solenidade de posse do Presidente Miltinho e da Mesa Diretora.